:> Publicidade | Quer anunciar? Click aqui »  

Bem vindo ao paraíso das águas! O seu guia de Alagoas                                           

:: INICIAL ::

ACADEMIAS
AEROPORTO
AGÊNCIA DE VIAGENS
ALUGUEL DE CARRO
BARES
CAMPING
CONVENÇÕES
CINEMAS
DIVERSOS
ESCOLAS
HOTÉIS E POUSADAS
LOJAS
RESTAURANTES
SHOPPINGS
SUPERMERCADOS
TEATRO DEODORO

:: ALAGOAS BOM D+ ::

GOVERNADORES
ALAGOANOS ILUSTRES
BAIRROS DE MACEIÓ
MUNICÍPIOS AL
CENTRO HISTÓRICO
CULTURA
CURIOSIDADES
SHOWS E EVENTOS
NA CIDADE
MP3'S REGIONAIS

:: ALAGOAS ON-LINE ::

DADOS GERAIS
MAPAS
HISTÓRIA
TELEFONES ÚTEIS
CAIXAS ELETRÔNICOS
SERVIÇOS 24H
TÁXIS
PREVISÃO DO TEMPO

:: NOTÍCIAS ::

NET REPÓRTER
JORNAIS E REVISTAS

:: CONTATO ::

FALE CONOSCO »
PUBLICIDADE »
 


 

Apoio Cultural





 

 

 

Confira a história dos 102 municípios do estado de Alagoas!

Veja o mapa e escolha abaixo um dos 102 municípios alagoanos:

 

Histórico de cada Município de Alagoas:
< menu >

Um pouco mais de História...

O povoamento do território alagoano se processou lentamente, mas admite-se que sua formação se originou de três grupamentos básicos: Penedo, Porto Calvo e Alagoas (atual Marechal Deodoro).

A região foi invadida por franceses no início do século XVI, sendo retomada pelos portugueses em 1535, sob o comando de Duarte Coelho, donatário da capitania de Pernambuco, que organizou duas expedições e percorreu a área fundando alguns vilarejos, como o de Penedo. Também incentivou a plantação de cana-de-açúcar e a formação de engenhos. Em 1630, os holandeses invadiram Pernambuco e também ocuparam a região de Alagoas até 1645, quando os portugueses voltaram a conquistar o controle da região.

Em 1706 Alagoas é elevada à condição de comarca, primeiro passo para o alcance de sua autonomia. Em torno de 1730 a comarca possuía cerca de 50 engenhos, 10 freguesias e razoável prosperidade. A emancipação política aconteceu em 1817, quando a comarca foi elevada à condição de capitania. Durante os períodos subseqüentes, várias sublevações contra os portugueses se sucederam em Alagoas. A Primeira Constituição do Estado foi assinada em 11 de junho de 1891, em meio a graves agitações políticas, que assinalaram o início da vida republicana.

Em 1839 a sede do governo foi transferida da antiga cidade de Alagoas (hoje Marechal Deodoro) para Maceió.

Aconteceu em Alagoas por volta de 1630, a maior revolta de escravos ocorrida no País, onde se organizou o famoso Quilombo dos Palmares, uma confederação de quilombos organizada sob a direção de Zumbi, o chefe guerreiro dos escravos revoltosos. Palmares chegou a ter população de 30 mil habitantes, distribuídos em várias aldeias, onde plantavam milho, feijão, mandioca, batata-doce, banana e cana-de-açúcar. Também criavam galinhas e suínos, conseguindo extrair um excedente de sua produção, que era negociado nos povoados vizinhos. A fartura de alimentos em Palmares foi um dos fatores fundamentais para a sua resistência aos ataques dos militares e brancos em geral, durante 65 anos. Foi destruído em 1694. Em 1695, Zumbi fugiu e foi morto, acabando assim o sonho de liberdade daqueles ex-escravos, que só viriam a conhecer a sua libertação oficial em 1888.

 

WWW.MAISALAGOAS.COM.BR - O seu guia de Alagoas!
© copyright 2004-2009. Mais Alagoas UOL. Todos os direitos reservados. All right reserved.
5